28 fevereiro 2010

Linus Pauling nasce em Portland, Oregon (EUA), 1901

Engenheiro químico norte-americano, nascido em Portland, Oregon, um dos cientistas mais conhecidos pelo público no século XX, Linus Carl Pauling (28 de Fevereiro de 1901 – 19 de Agosto de 1994) é a única personalidade (Marie Curie também ganhou dois, mas um deles foi partilhado) a ter conquistado dois prémios Nobel sozinho. Foi galardoado com o prémio de Química em 1954, "pelas suas pesquisas sobre a natureza das ligações químicas e a sua aplicação para a elucidação da estrutura de substâncias complexas", e com o Nobel da Paz em 1962, "pela sua campanha contra os testes de armamento nuclear". (Mais ...)

Etiquetas:

22 fevereiro 2010

Dia Europeu da Vítima de Crime

O Dia Europeu da Vítima de Crime foi instituído pelo fórum europeu, que reúne serviços de apoio à vítima nacionais de mais de 16 países europeus, o actual Victim Support EUROPE, para lembrar e assinalar os direitos de quem é vítima de crime. (Mais ...)

Etiquetas:

21 fevereiro 2010

CRISTIANISMO: Domingo da Ortodoxia (Ortodoxos)

Em 843 um Sínodo regional (Endemousa) foi convocado sob a Imperatriz Teodora. A veneração aos ícones foi solenemente proclamada na Catedral de Santa Sófia. Monges e clérigos entraram em procissão e restituíram os ícones aos lugares estabelecidos. Este dia foi chamado de “Triunfo da Ortodoxia”. Desde então este acontecimento é comemorado cada ano num Ofício religioso especial no Primeiro Domingo da Quaresma: o "Domingo da Ortodoxia".

Info: Calendário Ortodoxo.

Etiquetas: ,

Dia Internacional da Língua Materna

O Dia Internacional da Língua Materna, foi proclamado pela 30ª Conferência Geral da UNESCO em Novembro de 1999. Anualmente, desde Fevereiro de 2000, esta data é observada com o objectivo de promover o multilinguismo e a diversidade cultural.

Etiquetas:

20 fevereiro 2010

Dia Mundial da Justiça Social

Reconhecendo a necessidade de promover os esforços para enfrentar questões como a pobreza, a exclusão e o desemprego, a Assembleia Geral das Nações Unidas, na sua 62ª sessão, em Novembro de 2007, decidiu observar todos os anos, a 20 de Fevereiro – a partir de 2009 – o Dia Mundial da Justiça Social. Pela resolução 62/10, de 26 de Novembro de 2007, adoptada por unanimidade, a Assembleia convida os Estados-membros a dedicarem o Dia a promover actividades a nível nacional para apoiar os objectivos e metas definidos na Cimeira Mundial sobre Desenvolvimento Social, realizada em Copenhaga, em 1995. Os governos reunidos nessa Cimeira comprometeram-se a fazer da erradicação da pobreza, do objectivo do pleno emprego e da promoção da integração social objectivos gerais de desenvolvimento. (Mais ...)

Etiquetas:

19 fevereiro 2010

Elie Ducommun nasce em Genebra, Suiça, 1833

Jornalista, conferencista eloquente, poeta pacifista e histórico maçon suíço nascido em Genebra, Élie Ducommun (19 de Fevereiro de 1833 - 7 de Dezembro de 1906), secretário honorário do Secretariado Internacional da Paz, em Berna, foi galardoado, juntamente com Charles Albert Gobat, com o Nobel da Paz em 1902, secretário honorário do Secretariado Internacional da Paz em Berna. (Mais ...)

Etiquetas:

17 fevereiro 2010

CRISTIANISMO: Quarta-feira de Cinzas - Início da Quaresma

Neste dia, começam os 40 dias do tempo da Quaresma, tempo penitencial de preparação para a Páscoa. As cinzas – obtidas da queima das palmas usadas no Domingo de Ramos do ano anterior e que simbolizam o pó de que é formada toda a Humanidade – são impostas na cabeça dos fiéis, durante as cerimónias litúrgicas do dia, como sinal de submissão à penitência e de reconhecimento da fragilidade humana. Esta tradição do Cristianismo, além da Igreja Católica, é respeitada ainda na Igreja Anglicana e em algumas Igrejas da Reforma como a Luterana.

Fonte: Calendário Inter-Religioso «Celebração do Tempo». Paulinas Editora

Etiquetas: ,

16 fevereiro 2010

O Protocolo de Quioto entra em vigor na ordem internacional, 2005

O Protocolo de Quioto, realizado na cidade japonesa com o mesmo nome e elaborado pela Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (UNFCCC - United Nations Framework Convention on Climate Change), é um acordo internacional sobre o ambiente que visa a redução de pelo menos 5 % das emissões de gases com efeito de estufa (GEE), responsáveis pelo aquecimento global, com prazo previsto para o período que vai de 2008 a 2012. Adoptado a 11 de Dezembro de 1997, ficou estipulado que seriam necessárias assinaturas de pelo menos 55 países. Os países desenvolvidos teriam que arranjar alternativas menos poluentes e os considerados em desenvolvimento teriam de apresentar apenas relatórios anuais das emissões de gases. A assinatura do acordo foi aberta em Março de 1998. A Comunidade Europeia foi a primeira a assinar a 29 de Abril do mesmo ano. O acordo foi recusado pelos Estados Unidos da América, considerado o país mais poluente, por ser um projecto dispendioso e não concordar que os países em desenvolvimento, como a China ou a Índia, apenas necessitem de apresentar relatórios e não sejam obrigados a arranjar alternativas para a redução das matérias poluentes. Após a entrega da ratificação russa a 18 de Novembro de 2004, foi possível pensar na entrada em vigor do acordo, que se realizou a 16 de Fevereiro de 2005. (Mais ...)

Etiquetas:

15 fevereiro 2010

Elihu Root nasce em Clinton, Nova Iorque, EUA, 1845

Jurista internacional e político pacifista norte-americano nascido em Clinton, New York, Elihu Root (15 de Fevereiro de 1845 – 7 de Fevereiro de 1937), um dos mais brilhantes administradores da história norte-americana, foi laureado com o Prémio Nobel da Paz em 1912, por negociar vários tratados de paz. (Mais …)

Etiquetas:

14 fevereiro 2010

O Tratado de Tlatelolco é assinado, 1967

O Tratado para a Proibição de Armas Nucleares na América Latina e no Caribe (mais conhecido como Tratado de Tlatelolco), assinado em 1967, é um tratado internacional que establece a desnuclearização do território da América Latina e do Caribe dos países signatários. Foi proposto pelo presidente do México, Adolfo López Mateos, e impulsionado pelo diplomata mexicano Alfonso García Robles como resposta ao temor gerado pela Crise dos mísseis cubana. (Mais ...)

10 fevereiro 2010

Georges Pire nasce em Dinant, Bélgica, 1910

Padre da Ordem dos Dominicanos e líder da "Europa do Coração", uma organização de relevo de ajuda a refugiados, Georges Charles Clement Ghislain Pire (10 de Fevereiro de 1910 - 30 de Janeiro de 1969), nascido em Dinant (Bélgica), foi galardoado com o Nobel da Paz em 1958, pelos seus esforços para ajudar os refugiados a deixarem os campos e regressarem a uma vida de liberdade e dignidade. (Mais ...)

Etiquetas:

08 fevereiro 2010

Manuel Carreira das Neves, OFM, nasce em Souto do Meio, Leiria, 1936

Franciscano, da Ordem dos Frades Menores, nascido no Souto do Meio – Caranguejeira – Leiria, laureado em Teologia da Espiritualidade, em Roma (1986), com a tese: Francisco de Assis, profeta da Paz, Manuel Carreira das Neves (8 de Fevereiro de 1936 – 20 de Maio de 1992), foi um Mensageiro e Profeta da Paz. Professor de Teologia da Paz, Teologia da Vida Espiritual e da Vida Religiosa na Faculdade de Teologia da U.C.P. (Lisboa), sobre a temática da paz escreveu artigos publicados nas revistas: Laurentianum, Itinerarium, Communio, Selecciones de Franciscanismo, Didaskalia. Ligado ao Centro Internacional para a Paz entre os Povos, com sede em Assis, dedicou-se aos problemas da paz em Moçambique e na ex-Jugoslávia, com encontros frequentes com os protagonistas da guerra. Foi também Presidente da Comissão Organizadora do Congresso Internacional sobre Fátima e a Paz, realizado em Fátima de 8 a 12 de Maio de 1992.

Etiquetas:

07 fevereiro 2010

A Comunidade de Sto. Egidio é fundada, 1968

A Comunidade de Sant'Egidio nasce em Roma em 1968, logo após o Concílio Vaticano II, por iniciativa de um jovem que então não tinha ainda vinte anos, Andrea Riccardi. Começou por reunir um grupo de estudantes de liceu (ele mesmo era um deles) para escutarem e porem em prática o Evangelho. A primeira comunidade cristã e Francisco de Assis foram os dois primeiros pontos de referência. Hoje é um movimento de leigos, ao qual aderem mais de 50.000 pessoas, empenhado na evangelização e na caridade em Roma, na Itália e em mais de 70 Países de vários continentes. A Comunidade tem a sua sede na igreja romana de Sant'Egidio, da qual tomou o nome. Desde o início, no bairro de Trastevere, em Roma, existe uma presença contínua de oração e de acolhimento aos pobres e aos peregrinos.

Etiquetas:

D. Hélder Câmara nasce em Fortaleza, Brasil, 1909

Dom Hélder Pessoa Câmara (Fortaleza, 7 de Fevereiro de 1909 – Recife, 27 de Agosto de 1999) foi ordenado bispo, aos 43 anos de idade, no dia 20 de Abril de 1952. No dia 12 de Março de 1964 foi designado para ser Arcebispo de Olinda e Recife, Pernambuco, múnus que exerceu até 2 de Abril de 1985. Destacou-se na defesa dos direitos humanos e políticos no Brasil, de modo particular durante os chamados anos de chumbo. Foi perseguido pela ditadura brasileira de 1964. Corajoso, nunca se calou. (Mais ...)

Etiquetas:

O Tratado da União Europeia é assinado, 1992

O Tratado da União Europeia, assinado em Maastricht em 7 de Fevereiro de 1992, entrou em vigor em 1 de Novembro de 1993. Este Tratado alterou a designação da Comunidade Económica Europeia, que passou a denominar-se a "Comunidade Europeia". Também introduziu novas formas de cooperação entre os governos dos Estados-Membros em áreas como a defesa, bem como no domínio da "justiça e assuntos internos". Ao acrescentar esta cooperação intergovernamental ao sistema "comunitário" já existente, o Tratado de Maastricht criou uma nova estrutura, tanto política como económica, com base em três "pilares" - a União Europeia (UE).

06 fevereiro 2010

Dia Internacional de Tolerância Zero à Mutilação Genital Feminina

O dia 6 de Fevereiro foi declarado o Dia Internacional de Tolerância Zero à Mutilação Genital Feminina, no final de uma conferência de dois dias em Addis-Abeba, capital da Etiópia, em 2002, patrocinada pelo Comité Interafricano de combate às práticas tradicionais nefastas contra mulheres e crianças.

Etiquetas:

04 fevereiro 2010

A Convenção contra a Tortura da ONU é assinada, 1985

A 4 de Fevereiro de 1985, a Convenção contra a Tortura e Outras Penas ou Tratamentos Cruéis, Desumanos ou Degradantes foi aberta para assinatura na Sede das Nações Unidas em Nova Iorque. Na altura, representantes dos seguintes países assinaram-na: Afeganistão, Argentina, Bélgica, Bolívia, Costa Rica, Dinamarca, República Dominicana, Finlândia, França, Grécia, Islândia, Itália, Holanda, Noruega, Portugal, Senegal, Espanha, Suécia, Suiça e Uruguai. Posteriormente, foram recebidas assinaturas da Venezuela a 15 de Fevereiro, do Luxemburgo e do Panamá a 22 de Fevereiro, da Áustria a 14 de Março, e do Reino Unido a 15 de Março de 1985.

Etiquetas:

03 fevereiro 2010

D. Ximenes Belo nasce em Vialacama, Timor-Leste, 1948

Bispo católico-romano timorense nascido em Vialacama, uma aldeia em Vemasse, distrito de Baucau, na costa norte do então Timor Português, Carlos Filipe Ximenes Belo (3 de Fevereiro de 1948) foi galardoado com o Prémio Nobel da Paz em 1996, pelo seu trabalho conducente a uma solução justa e pacífica para o conflito em Timor-Leste, conjuntamente dividido com José Ramos-Horta (1949 - ), prémio que trouxe novas esperanças à questão dos direitos humanos e da autodeterminação do povo do Timor-Leste. (Mais …)

Etiquetas:

02 fevereiro 2010

Dia Mundial das Zonas Húmidas

O dia 2 de Fevereiro foi designado Dia Mundial das Zonas Húmidas pelo Comité Permanente da Convenção de Ramsar, na sua 19.ª Reunião (1996), em comemoração da assinatura da Convenção sobre Zonas Húmidas em Ramsar, Irão, a 2 de Fevreiro de 1971 e em vigor desde 1975. Este dia tem vindo a ser comemorado anualmente desde 1997 em diversos países inscritos na Convenção, e em Portugal, desde 1998. O Dia Mundial das Zonas Húmidas é uma oportunidade dos governos, organizações e da população em geral, realizarem grandes ou pequenas, mas significativas, acções no sentido da sensibilização das populações para as funções e valores das zonas húmidas, particularmente das Zonas Húmidas de Importância Internacional.

Recursos:
* http://www.ramsar.org/;
* http://www.icn.pt/dia_mundial_zonas_humidas;
* http://www.confagri.pt/Ambiente.

Etiquetas: