31 janeiro 2010

Thomas Merton nasce em Prades, França, 1915

Monge trapista, nascido em Prades, França, filho de pai neozelandês e mãe norte-americana, Thomas Merton (31 de Janeiro de 1915 - 10 de Dezembro de 1968), também chamado Padre Louis, é autor de inúmeros livros sobre teologia, arte, vida monástica e religiosa, além de poeta e estudioso de religião comparada. Manteve intensa correspondência com personalidades como o Dalai Lama, Martin Luther King, Thich Nhat Hanh e D. T. Suzuki, entre outros, tendo participado também no movimento pacifista contra a Guerra do Vietname. (Mais ...)

Links de interesse:
* Reflexões de Thomas Merton
* The Merton Institute for Contemplative Living
* Thomas Merton Center

Etiquetas:

Alva Myrdal nasce em Uppsala, Suécia, 1902

Diplomata, ministra de estado, autora e defensora do desarmamento nuclear sueca nascida em Uppsala, Alva Myrdal (31 de Janeiro de 1902 – 1 de Fevereiro de 1986) foi laureada com o Prémio Nobel da Paz em 1982, como delegada na Assembleia Geral de Desarmamento, das Nações Unidas, dividido com o diplomata pacifista mexicano Alfonso García Robles (1911-1991). (Mais …)

Etiquetas:

30 janeiro 2010

Dia Escolar da Não-Violência e da Paz

Iniciativa pioneira, independente e não-governamental, levada avante pelo pedagogo e poeta espanhol Llorenç Vidal, a comemoração deste dia, a partir de 1964, teve como objectivo chamar a atenção para a necessidade de uma educação permanente pela Não-Violência e pela Paz. Nesta data (dia da morte de Mahatma Gandhi), procura-se igualmente sensibilizar para a tolerância, solidariedade e respeito pelos direitos humanos junto das escolas de todo o mundo.

28 janeiro 2010

A Convenção sobre a Interdição Total de Minas Antipessoal é ratificada por Portugal, 1999

A Convenção Sobre a Proibição da Utilização, Armazenagem, Produção e Transferência de Minas Antipessoal e Sobre a sua Destruição ("Tratado de Ottawa") é uma parte da resposta internacional ao sofrimento generalizado causado pelas minas antipessoal. A Convenção está baseada em regras consuetudinárias de Direito Internacional Humanitário aplicáveis a todos os Estados. Estas regras proíbem o uso de armas, que pela sua natureza não discriminem entre civis e combatentes ou causem sofrimentos desnecessários ou ferimentos supérfluos. Adoptada a 18 de Setembro de 1997 pela Conferência Diplomática de Oslo sobre a Interdição Total das Minas Antipessoal (reunida em Oslo de 1 a 18 de Setembro de 1997) e aberta à assinatura a 3 de Dezembro de 1997, entrou em vigor em 1 de Março de 1999. Em Portugal foi ratificada pelo Decreto do Presidente da República n.º 64/99, de 28 de Janeiro, publicado no Diário da República, I Série-A, n.º 23/99.

Etiquetas:

27 janeiro 2010

Dia Internacional de Comemoração em Memória das Vítimas do Holocausto

A 1 de Novembro de 2005, a Assembleia Geral das Nações Unidas designou 27 de Janeiro Dia Internacional de Comemoração em Memória das Vítimas do Holocausto perpetrado pelo regime nazi, durante a Segunda Guerra Mundial (resolução 60/7), rejeitando assim qualquer negação, parcial ou total, do carácter histórico do Holocausto.
Pela mesma resolução, a Assembleia convidou os Estados-membros a elaborarem programas educativos que inculquem nas gerações futuras os ensinamentos do Holocausto, a fim de ajudar a prevenir actos de genocídio. Felicitou os Estados que tomaram medidas no sentido de preservar os locais onde os nazis tinham instalado campos da morte, campos de concentração, campos de trabalho forçado e prisões, durante o Holocausto. Pediu ao Secretário-Geral que estabelecesse um programa de comunicação intitulado "O Holocausto e as Nações Unidas" e que tomasse medidas que mobilizassem a sociedade civil para guardar viva a memória do Holocausto e transmitir os ensinamentos que dele se podem retirar.

Etiquetas:

Mairead Corrigan nasce em Belfast, Irlanda do Norte, 1944

Pacifista irlandesa nascida em Belfast, Irlanda do Norte, Mairead Corrigan (27 de Janeiro de 1944 - ) foi galardoada com o Prémio Nobel da Paz em 1976, como uma das fundadoras da Community for Peace People, uma organização que encoraja a resolução pacífica dos conflitos que atingem a Irlanda do Norte, dividido com a compatriota Betty Williams (1943 - ). (Mais ...)

Etiquetas:

26 janeiro 2010

Seán MacBride nasce em Paris, França, 1904

Político irlandês nascido em Paris, Seán MacBride (26 de Janeiro de 1904 – 15 de Janeiro de 1988) foi laureado com o Prémio Nobel da Paz em 1974, como Presidente do Comité Executivo Internacional da Amnistia Internacional e da Comissão das Nações Unidas para a Namíbia, dividido com Eisaku Sato (1901-1975). (Mais …)

Etiquetas:

25 janeiro 2010

Dia Mundial dos Leprosos (Último Domingo de Janeiro)

O Dia Mundial dos Leprosos foi instituído pela Organização das Nações Unidas, em 1954, a pedido de Raoul Follereau, o apóstolo dos leprosos do século XX. A celebração tem como objectivo específico motivar a população mundial a reflectir sobre as condições de vida, de marginalização e de sofrimento dos muitos milhões de pessoas afectadas pela doença de Hansen (Lepra).

Etiquetas:

22 janeiro 2010

Chiara Lubich nasce em Trento, Itália, 1920

"Mulher de fé intrépida, mansa mensageira de esperança e de paz" (Bento XVI), fundadora e presidente do Movimento dos Focolares, Chiara Lubich, nascida Silvia Lubich (Trento, Itália, 22 de Janeiro de 1920 - Rocca di Papa, 14 de Março de 2008), com a idade de 23 anos, durante a II Guerra Mundial, juntamente com algumas companheiras, começou a sua experiência - uma redescoberta dos valores evangélicos - e decidiu escolher Deus Amor como único ideal de sua vida. Esta foi a origem de um vasto movimento de renovação espiritual e social, de dimensão mundial. Nascido e aprovado na Igreja Católica, actualmente está presente em 182 países (mais de 120.000 membros internos e mais de 2 milhões de aderentes e simpatizantes). Aberto a todos, reúne, pelo seu ideal de unidade, de fraternidade universal, além dos católicos, cristãos de várias denominações, fiéis das grandes religiões e pessoas que não professam uma fé religiosa. (Mais ...)

Etiquetas:

20 janeiro 2010

D. Manuel Martins nasce em Leça do Balio, Matosinhos, 1927

Bispo católico português e primeiro Presidente da Secção Portuguesa da Pax Christi, D. Manuel da Silva Martins (Leça do Balio, 20 de Janeiro de 1927), fez os seus estudos nos Seminários do Porto e na Universidade Gregoriana, em Roma. Começou a sua actividade como professor de Direito Canónico no Seminário maior do Porto, de que foi Vice-reitor. De 1960 a 1969 (durante o exílio de D. António Ferreira Gomes) foi pároco de Cedofeita. Em 1969, quando D. António regressou do exílio, foi nomeado Vigário-Geral da diocese. Em 26 de Outubro de 1975 foi nomeado o primeiro Bispo da diocese de Setúbal. Exerceu a sua acção pastoral, até 24 de Abril de 1998, numa vertente de serviço sobretudo dos mais carentes e marginalizados. Desde 1998 fixou-se na sua terra natal, Leça do Balio e, actualmente, é Presidente da Fundação SPES, criada, por testamento, por D. António Ferreira Gomes. (Mais ...)

Etiquetas:

18 janeiro 2010

Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos (18 a 25 de Janeiro)

A Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos, celebrada anualmente, é um tempo significativo durante o qual as Igrejas de todo o mundo exprimem a sua aspiração e a sua vontade de caminhar rumo à unidade dos cristãos. Tradicionalmente celebra-se no Hemisfério Norte na semana de 18 a 25 de Janeiro. Estas datas foram propostas em 1908 por Paul Wattson abrangendo o período entre a festa de São Pedro e a de São Paulo. Esta escolha tem, portanto, um significado simbólico. No Hemisfério Sul, onde o mês de Janeiro é um período de férias de verão, prefere-se adoptar uma outra data, por exemplo, nas proximidades da festa do Pentecostes (sugerida pelo movimento Fé e Constituição em 1926) que representa também uma outra data simbólica para a unidade da Igreja. Os materiais para a semana são preparados, traduzidos para francês, alemão, espanhol e português, e publicados conjuntamente pelo Conselho Pontifício para a Promoção da Unidade dos Cristãos e pela Comissão Fé e Constituição do Conselho Mundial das Igrejas (CMI). Compreendem um esquema da celebração ecuménica, uma introdução ao tema para a semana e oito conjuntos de leituras bíblicas e meditações.

* Tema para 2010: Vós sois as testemunhas destas coisas (Lc 24,48)

John Hume nasce em Derry, Irlanda do Norte, 1937

Político católico republicano norte-irlandês nascido em Derry, Irlanda do Norte, líder do Social Democratic and Labour Party – Partido Social-Democrata e Trabalhista (SDLP) –, John Hume (18 de Janeiro de 1937) foi laureado com o Prémio Nobel da Paz em 1998, pelos seus esforços no sentido de uma solução pacífica para o Conflito na Irlanda do Norte, dividido com o líder protestante do Ulster Unionist Party, o UUP, David Trimble (1944 - ), após ter participado na assinatura do Acordo da Sexta-Feira Santa com líderes protestantes, que lançou as bases para a criação de um governo autónomo na Irlanda do Norte. (Mais …)

Etiquetas:

Maria de Lourdes Pintasilgo nasce em Abrantes, 1930

Engenheira química, dirigente eclesial e política, primeira mulher (a única até ao momento presente) a assumir o cargo de primeira-ministra em Portugal (liderou o V Governo Constitucional, de 31 de Julho de 1979 a 3 de Janeiro de 1980, na III República Portuguesa), Maria de Lurdes Ruivo da Silva Matos Pintasilgo (18 de Janeiro de 1930 – 10 de Julho de 2004), pela sua participação no movimento católico português e internacional alcançou, ainda muito jovem, grande notoriedade. Tornar-se-ia uma destacada dirigente eclesial e a procura religiosa, enraizada na cultura e no seu tempo, moveu-a durante toda a vida. Esse protagonismo, associado à sua sensibilização pelas questões sociais, conduziu-a ao envolvimento político. Do marcelismo até 1986, teve uma participação constante na política institucional em Portugal. Após a derrota como candidata às eleições presidenciais desse ano, a sua intervenção deslocou-se para o envolvimento em organizações internacionais, onde exerceu vários cargos de liderança. A justiça social, a intervenção das mulheres na sociedade e a dimensão internacional de todas as questões foram as suas causas. (Mais ...)

Etiquetas:

15 janeiro 2010

Nathan Söderblom nasce em Trönö, Suécia, 1866

Arcebispo luterano e teólogo nascido em Trönö, na província sueca de Hälsingland, líder do movimento ecuménico sueco, Lars Olof Nathan JonathanSöderblom (15 de Janeiro de 1866 – 12 de Julho de 1931) foi galardoado com o Prémio Nobel da Paz em 1930, pelos seus esforços para estender a unidade da igreja internacionalmente. (Mais …)

Etiquetas:

Martin Luther King Jr. nasce em Atlanta, EUA, 1929

Pastor da Igreja Baptista e activista político norte-americano, nascido em Atlanta, Geórgia, Martin Luther King, Jr. (15 de Janeiro de 1929 - 4 de Abril de 1968), nascido Michael Luther King, Jr., foi um dos principais líderes do movimento americano pelos direitos civis e defensor da resistência não-violenta contra a opressão racial. Após organizar o famoso boicote ao transporte público em Montgomery (Alabama), em 1955, foi escolhido para líder do movimento a favor dos direitos civis das minorias. Em 28 de Agosto de 1963, dirigiu a histórica "marcha" para Washington, onde pronunciou o famoso discurso "I have a Dream" (Eu tenho um sonho). Em 1964, pouco antes do seu assassinato, em Memphis, Tennessee, foi galardoado com o Prémio Nobel da Paz, tornando-se a pessoa mais jovem a receber esse galardão. (Mais ...)

Etiquetas:

14 janeiro 2010

Albert Schweitzer nasce na Alsacia-Lorena, 1875

Teólogo, filósofo, músico organista e médico alemão nascido em Kaysersberg, Alta Alsácia, então parte do Império alemão e hoje uma região administrativa francesa, Albert Schweitzer (14 de Janeiro de 1875 – 4 de Setembro de 1965), foi laureado com o Prémio Nobel da Paz em 1952, por fundar o Hospital de Lambaréne no Gabão e pelos seus esforços humanitários em nome da Fraternidade das Nações. (Mais …)

Etiquetas:

09 janeiro 2010

Rigoberta Menchu nasce em Chimel, Guatemala, 1959

Activista dos direitos humanos guatemalteca nascida em Chimel, pequeno povoado localizado ao norte da Guatemala, Rigoberta Menchú Tum (9 de Janeiro de 1959) foi galardoada como Prémio Nobel da Paz em 1992, pela sua campanha pelos direitos humanos, especialmente a favor dos povos indígenas. De origem de uma família de camponeses índios e pobres, mostrou ao mundo a antiga cultura Maia-Quichéo. (Mais …)

Etiquetas:

08 janeiro 2010

Emily Greene Balch nasce em Boston, EUA, 1867

Socióloga feminista e activista pacifista norte-americana nascida em Boston, Massachusetts, Emily Greene Balch (8 de Janeiro de 1867 – 9 de Janeiro de 1961) foi galardoada com o Prémio Nobel da Paz em 1946, como presidente honorária internacional da Liga Feminina Internacional para a Paz e Liberdade, dividido com outro norte-americano John Raleigh Mott (1865-1955). (Mais …)

Etiquetas:

04 janeiro 2010

A Convenção para a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação Racial entra em vigor na ordem internacional, 1969

A Convenção Internacional sobre a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação Racial foi adoptada pela Resolução 2106A(XX) da Assembleia-Geral das Nações Unidas em 21 de Dezembro de 1965. Nos termos da Convenção, os Estados Partes empenham-se em: não cometer um acto ou adoptar uma prática de discriminação racial contra indivíduos, grupos de pessoas ou instituições, e a assegurar que as autoridades públicas e as instituições actuem da mesma maneira; não co-patrocinar, defender ou sustentar a discriminação racial com origem em pessoas ou em organizações; rever as políticas governamentais, nacionais e locais e alterar ou a revogar leis e regulamentos que constituem ou perpetuem a discriminação racial; proibir e pôr termo à discriminação racial por pessoas, grupos e organizações; e fomentar organizações e movimentos integracionistas ou multiraciais, e outros meios de eliminar as barreiras entre raças, bem como desencorajar tudo aquilo que puder tender a reforçar a divisão racial. A convenção entrou em vigor em 4 de Janeiro de 1969, depois de 27 Estados a terem ratificado ou a ela terem aderido. Em Portugal, a Convenção foi aprovada para adesão pela Lei n.º 7/82, de 29 de Abril, e entrou em vigor em 23 de Setembro de 1982. (Mais …)

Etiquetas:

03 janeiro 2010

David Trimble nasce em Belfast, Irlanda do Norte, 1944

Político protestante norte-irlandês nascido em Belfast, Irlanda do Norte, considerado o homem linha-dura entre os chamados unionistas, aqueles que defendem a manutenção dos laços com o Reino Unido e que se tornou líder do Ulster Unionist Party - Partido Unionista do Ulster (UUP; 1995-2005) e uma peça fundamental no processo de paz na Irlanda do Norte, William David Trimble (15 de Outubro de 1944) foi laureado com o Prémio Nobel da Paz em 1998, pelos seus esforços no sentido de uma solução pacífica para o Conflito na Irlanda do Norte, dividido com o líder do Social Democratic and Labour Party – Partido Social-Democrata e Trabalhista (SDLP), John Hume (1937 - ). (Mais …)

Etiquetas:

O Pacto Internacional sobre os Direitos Económicos, Sociais e Culturais entra em vigor na ordem internacional, 1976

O Pacto Internacional sobre os Direitos Económicos, Sociais e Culturais das Nações Unidas foi adoptado e aberto à assinatura, ratificação e adesão por via da Resolução da Assembleia-Geral n.º 2200-A (XXI) de 16 de Dezembro de 1966, depois de cerca de 20 anos de debates relativos à sua redacção. Entrou finalmente em vigor uma década mais tarde, em 3 de Janeiro de 1976. O Pacto contém algumas das disposições legais mais importantes no plano internacional relativas aos direitos económicos, sociais e culturais, nomeadamente relativas ao direito a trabalhar em condições justas e favoráveis, à protecção social, a um nível de vida adequado, ao alcance dos níveis mais elevados de saúde física e mental, à educação e ao gozo dos benefícios da liberdade cultural e do progresso científico. O cumprimento pelos Estados parte das obrigações assumidas nos termos do Pacto e o nível de implementação dos direitos e deveres nele previstos é fiscalizado por um Comité, expressamente instituído para o efeito, o Comité dos Direitos Económicos, Sociais e Culturais. (Mais …)

01 janeiro 2010

Dia Mundial da Paz

O Dia Mundial da Paz foi criado pelo Papa Paulo VI com estas palavras: «Dirigimo-nos a todos os homens de boa vontade para os exortar a celebrar o Dia Mundial da Paz, no mundo inteiro, o primeiro dia do ano civil, 1 de Janeiro de 1968. Seria nosso desejo que, doravante, em cada ano, esta celebração se repita como um desejo e uma promessa, na abertura do calendário que mede e descreve o caminho da vida humana no tempo. (…) A proposta de dedicar à Paz o primeiro dia do novo ano não tem a pretensão de ser qualificada como exclusivamente nossa, religiosa ou católica. Antes, seria para desejar que ela encontrasse a adesão de todos os verdadeiros amigos da Paz, como se se tratasse de uma iniciativa sua própria ; que ela se exprimisse livremente, por todos aqueles modos que mais estivessem a carácter e mais de acordo com a índole particular de quantos avaliam bem, como é bela e importante ao mesmo tempo, a consonância de todas as vozes do mundo, consonância na harmonia, feita da variedade da humanidade moderna, no exaltar este bem primário que é a Paz».

Tema 43º Dia Mundial da Paz, 2010: "Se quiseres cultivar a paz, preserva a criação"
Recursos:
* Pax Christi Portugal: "Cuidar da Criação é Construir a Paz". Subsídios para a Celebração do 43º Dia Mundial da Paz

Etiquetas: