29 maio 2010

Dia Internacional dos Soldados da Paz das Nações Unidas

A Assembleia Geral da ONU designou 29 de Maio Dia Internacional dos Soldados da Paz das Nações Unidas, a fim de prestar homenagem a todos os homens e mulheres que serviram e servem ainda nas operações de manutenção da paz, pelo seu elevado grau de profissionalismo, de dedicação e de coragem, e de honrar a memória daqueles que perderam a vida ao serviço da paz (resolução 57/129 de 11 de Dezembro de 2002). A Assembleia convidou todos os Estados Membros, os organismos das Nações Unidas, as organizações não governamentais e os indivíduos a celebrarem o dia de forma condigna.

Etiquetas:

28 maio 2010

A Amnistia Internacional é fundada, 1961

A Amninistia Internacional teve origem numa notícia publicada no jornal inglês "The Observer" em que era referida a prisão de dois estudantes portugueses por terem gritado «Viva a Liberdade!» na via pública. O advogado britânico Peter Benenson lançou então um apelo no sentido de se organizar uma ajuda prática às pessoas presas devido às suas convicções políticas ou religiosas, ou em virtude de preconceitos raciais ou linguísticos. Um mês após a publicação do apelo, Benenson já havia recebido mais de mil ofertas de ajuda para coligir informações sobre casos, divulgá-las e entrar em contacto com governos. Dez meses passados, representantes de cinco países estabeleciam as bases de um movimento internacional. O primeiro presidente do Comité Executivo Internacional da organização (1963 a 1974) foi Sean MacBride, laureado com o Prémio Nobel da Paz em 1974. A visão da Amnistia Internacional é a de um mundo em que cada pessoa desfruta de todos os Direitos Humanos consagrados na Declaração Universal dos Direitos Humanos e noutros padrões internacionais de Direitos Humanos. (Mais ...)

* Amnistia Internacional em Portugal
* The Forgotten Prisoners (Artigo de Peter Benenson publicado no "The Observer" em 1961)

25 maio 2010

Semana de Solidariedade com os Povos dos Territórios Não Autónomos (25 de Maio - 1 de Junho)

Em 1999, a Assembleia Geral da ONU pediu ao Comité Especial de Descolonização que celebrasse todos os anos a Semana de Solidariedade com os Povos dos Territórios Não Autónomos, durante a semana com início a 25 de Maio (resolução 54/91, de 6 de Dezembro). Proclamada em 1972 [resolução 2911 (XXVII)], como Semana de Solidariedade com os Povos Coloniais da África Austral, da Guiné-Bissau e de Cabo Verde que Lutam pela Liberdade, pela Independência e pela Igualdade de Direitos, a Semana deveria começar a 25 de Maio, Dia da Libertação de África.

Etiquetas:

Dia Internacional das Crianças Desaparecidas

No dia 25 de Maio de 1979, uma criança de 6 anos desapareceu em Nova Iorque. A partir deste dia, cada ano, muitas organizações comemoraram este dia. Em 1983 o presidente norte-americano Ronald Reagan declarou este dia como “dia das crianças desaparecidas”. A partir de 1986, o 25 de Maio é também comemorado no Canadá. Paulatinamente a iniciativa de celebrar este dia de recordação e esperança tem-se realizado também na Europa. Em Portugal esta data foi assinalada pela primeira vez em 2004, pelo Instituto de Apoio à Criança (IAC).

Etiquetas:

John Raleigh Mott nasce em Livingston Manor, Nova Iorque, EUA, 1865

Pastor metodista e evangelizador estado-unidense nascido em Livingston Manor, Nova Iorque, John Raleigh Mott (25 de Maio de 1865 - 31 de Janeiro de 1955), foi galardoado com o Prémio Nobel da Paz em 1946, pelo seu trabalho internacional como religioso e em movimentos missionários, principalmente como presidente do Conselho Missionário Internacional e da Aliança Mundial das Associações Cristãs da Mocidade, dividido com outro estado-unidense Emily Greene Balch (1867-1961). (Mais ...)

Etiquetas:

22 maio 2010

Betty Williams nasce em Belfast, Irlanda do Norte, 1943

Pacifista irlandesa nascida em Belfast, Irlanda do Norte, Betty Williams (22 de Maio de 1943 - ) foi galardoada com o Prémio Nobel da Paz em 1976, como uma das fundadoras da Community for Peace People, uma organização que encoraja a resolução pacífica dos conflitos que atingem a Irlanda do Norte, dividido com a compatriota Mairead Corrigan (1944 - ). (Mais ...)

Etiquetas:

Dia Internacional da Diversidade Biológica

A 20 de Dezembro de 2000, a Assembleia Geral da ONU proclamou 22 de Maio, data de aprovação da Convenção sobre Diversidade Biológica, Dia Internacional da Diversidade Biológica (resolução 55/201). O Dia fora anteriormente celebrado a 29 de Dezembro (resolução 49/119 de 19 de Dezembro de 1994). Em 2000, a Conferência das Partes na Convenção, na sua quinta reunião, recomendou que a data fosse alterada, para lhe dar maior visibilidade.

Etiquetas:

21 maio 2010

Léon Bourgeois nasce em Paris, França, 1851

Estadista, jurista, artista e estudante nascido em Paris, um homem de capacidades prodigiosas e interesses diversificados e considerado o pai espiritual da Liga das Nações, Léon Victor Auguste Bourgeois (21 de Maio de 1851 – 29 Setembro de 1925), foi galardoado com o Prémio Nobel da Paz em 1920, como presidente do Conselho da Liga das Nações. (Mais ...)

Etiquetas:

Louis Renault nasce em Autun, França, 1843

Jurista francês e professor catedrático de Direito Internacional nascido em Autun, no distrito de Saône-et-Loire, Louis Renault (21 de Maio de 1843 – 8 de Fevereiro de 1918), foi galardoado com o Prémio Nobel da Paz em 1907, pelo seu trabalho em Direito Internacional, dividido com Ernesto Teodoro Moneta (1833-1918). (Mais ...)

Etiquetas:

Dia Mundial da Diversidade Cultural para o Diálogo e o Desenvolvimento

Sublinhando a necessidade de reforçar as potencialidades da cultura como meio de alcançar a prosperidade, o desenvolvimento sustentável e a coexistência pacífica mundial, a 20 de Dezembro de 2002, a Assembleia Geral da ONU proclamou 21 de Maio Dia Mundial da Diversidade Cultural para o Diálogo e o Desenvolvimento (resolução 57/249). Nos últimos dias do Ano Internacional para o Diálogo entre Civilizações (2002), a Assembleia reconheceu a estreita ligação existente entre a protecção do património cultural e o quadro alargado do diálogo entre civilizações.

* Declaração Universal da UNESCO sobre a Diversidade Cultural

Etiquetas:

20 maio 2010

Franz Jägerstätter nasce em St. Radegund, Áustria, 1907

Franz Jägerstätter, jovem agricultor austríaco, católico, casado, pai de três filhos, nasceu no dia 20 de Maio de 1907 na pequena povoação austríaca de St. Radegund. A 9 de Agosto de 1943, com 36 anos, foi decapitado numa prisão próxima de Berlim, pela sua oposição à guerra e por se ter manifestado várias vezes contra o Führer e o nacional-socialismo. Pouco antes de morrer, escrevera: «Podemos ser ao mesmo tempo soldados de Cristo e soldados do nacional-socialismo, podemos combater pela vitória de Cristo e da Sua Igreja e ao mesmo tempo para que vença o nacional-socialismo?». Em 26 de Outubro de 2007 foi declarado Bem-aventurado pela Igreja Católica.

Para aprofundar:
* Biografia;
* The Sign of Peace. Ordinary Time 2003, p. 8-10;
* Peace People Séries (Pax Christi UK);
* http://www.santegidio.org/pt/ecumenismo/20051103_franz.htm (em português)

Etiquetas:

15 maio 2010

Dia Internacional das Famílias

Em 1993, a Assembleia Geral da ONU decidiu que o dia 15 de Maio de cada ano seria comemorado como Dia Internacional das Famílias (resolução 47/237, de 20 de Setembro). Em 1989, na sua resolução 44/82, a Assembleia proclamou 1994 Ano Internacional das Famílias, para, dessa forma, sensibilizar a opinião pública para as questões da família e ajudar os países a enfrentar os problemas neste domínio, recorrendo a políticas globais.

Etiquetas:

Dia Internacional dos Objectores de Consciência

O Dia Internacional dos Objectores de Consciência teve origem nos Encontros Internacionais dos Objectores de Consciência (ICOM), que se organizaram todos os anos entre 1981 e 1997 por iniciativa dos grupos afiliados à Internacional dos Resistentes à Guerra. Enquanto nos primeiros anos a troca de ideias e a construção da rede internacional de objectores de consciência constituiu a maior prioridade, um objectivo suplementar veio a tornar-se cada vez mais imperioso. Na verdade, a situação da objecção por parte dos objectores de consciência mostrou-se particularmente crítica em alguns países, e apesar de todo o apoio tornava-se indispensável dar maior visibilidade internacional à acção e às iniciativas locais dos diversos grupos de objectores. Foi assim que em 1985 o ICOM, na qual participaram mais de uma centena de militantes de mais de 20 países, decidiu tornar pela primeira vez o dia 15 de Maio como um dia de acção a favor da Objecção de Consciência a fim de alertar a opinião pública mundial sobre a sua problemáticas, assim como denunciar as situações difíceis vividas pelos objectores de consciência em diversos países. (Mais …)

Etiquetas:

A Carta Encíclica «Rerum Novarum» é publicada, 1891

A Carta Encíclica Rerum Novarum sobre a situação dos Operários é um documento de referência da moderna Doutrina Social da Igreja, por ter sido a primeira grande intervenção do magistério pontifício sobre problemas originados pela industrialização e evolução das ideias sociais e políticas na Europa Ocidental. Sem se libertar dos modelos sociais do passado, ainda muito ligados à propriedade rural, o Papa Leão XIII condena tanto o “socialismo” (como era entendido ao tempo) como o liberalismo dominante, e propõe como princípios da nova ordem social: a primazia da pessoa sobre os bens deste mundo; o direito de propriedade como garantia da independência pessoal; e a vocação de todos à construção duma sociedade mais justa e fraterna.

Fonte: Enciclopédia Católica Popular, Paulinas.

Etiquetas:

14 maio 2010

A Carta Encíclica «Octagesima adveniens» é publicada, 1971

Carta apostólica de Paulo VI, a Octagesima adveniens, datada de 14 de Maio de 1971, é dirigida ao Cardeal Maurice Roy, Presidente do Conselho dos Leigos e da Comissão Pontifícia Justiça e Paz, por ocasião do 80.º aniversário da Rerum novarum e, pouco depois, de algumas das suas viagens apostólicas (incluindo a Medelín, Colômbia, para a 3.ª Assembleia do CELAM) que lhe proporcionaram contactos directos com os graves problemas sociais sentidos nas diversas partes do mundo. O Papa analisa-os, mostra-se particularmente sensível aos da urbanização, da industrialização e do ambiente. Recusa-se a considerar a Doutrina Social da Igreja como terceira via, entre a marxista e a liberal, embora apelando à intervenção específica e eventualmente pluralista dos cristãos. Faz o discernimento crítico das ideologias e dos movimentos históricos do tempo (socialismo, marxismo e liberalismo).

Fonte: Enciclopédia Católica Popular, Paulinas.

Etiquetas:

10 maio 2010

D. António Ferreira Gomes nasce em Milhundos (Penafiel), 1906

D. António Ferreira Gomes (10 de Maio de 1906, Milhundos, Penafiel - 13 de Abril de 1989, Ermesinde), Bispo do Porto, foi um paladino da liberdade e um educador da consciência e da convivência democrática e da sua faceta de cidadão ressalta a sua postura sempre serena mas frontal perante a realidade e os desafios que o cercavam. Viu-se forçado ao exílio durante o Estado Novo, por ter criticado a situação político-social e religiosa do país. Durante o exílio teve residência em Espanha, República Federal Alemã e França, tendo o Papa João XXIII nomeado membro da Comissão Pontifícia de Estudos Ecuménicos para a preparação do Concílio Vaticano II, realizado entre 1962 e 1965. Neste concílio teve intervenções sobre a nomeação dos bispos (7 de Novembro de 1963) e sobre Ecumenismo (13 dias depois), respectivamente nas 62.ª e 71.ª Congregações Gerais do Concílio. Após o afastamento político de Salazar (ocorrido em 1968), e no seguimento da denominada primavera marcelista, regressou a Portugal em 18 de Junho de 1969, dez anos após o começo do exílio, tendo retomado o governo da diocese portucalense até 1982. (Mais …)

Etiquetas:

Gustav Stresemann nasce em Berlim, Alemanha, 1878

Político alemão que ocupou o cargo de Reichskanzler (Chanceler da República de Weimar), de 13 de Agosto de 1923 a 23 de Novembro de 1923, Gustav Stresemann (Berlim, 10 de Maio de 1878 — Berlim, 3 de Outubro de 1929) foi galardoado com o Prémio Nobel da Paz em 1926, juntamente com Aristide Briand, pelos seus esforços para a elaboração do Pacto de Locarno, de 1925. (Mais ...)

Etiquetas:

09 maio 2010

Dia da Europa

«A paz mundial não poderá ser salvaguardada sem uma criatividade à medida dos perigos que a ameaçam (...). Através da colocação em comum de produções de base e da instituição de uma Alta Autoridade nova, cujas decisões ligarão a França, a Alemanha e os países que a ela aderirem, esta proposta constituirá a primeira base concreta de uma federação europeia, indispensável à preservação da paz». São estas as primeiras linhas da declaração redigida por Jean Monnet e proferidas à imprensa por Robert Schuman, Ministro dos Negócios Estrangeiros de França, em 9 de Maio de 1950 no Salon de l’Horloge do Quai d’Orsay. Era assim proposta a criação de uma instituição europeia supranacional, a Comunidade Europeia do Carvão e do Aço (CECA). Reconhecendo a importância da data para o início do processo de construção europeia, os chefes de Estado e de Governo decidiram, na Cimeira de Milão de 1985, consagrar o dia 9 de Maio como o Dia da Europa.

Etiquetas:

08 maio 2010

Dia Internacional do Comércio Justo (Segundo Sábado de Maio)

A ideia de Comércio Justo nasceu na Holanda em 1969 e foi-se expandindo, Europa fora, mobilizando ONG’s, cooperativas e produtores nos países do Sul (cerca de 5 milhões em todo o mundo) e criando organismos coordenadores e fiscalizadores. O Comércio Justo é definido pela News! (Rede Europeia de Lojas de Comércio Justo) como: «uma parceria entre produtores e consumidores que trabalham para ultrapassar as dificuldades enfrentadas pelos primeiros, para aumentar o seu acesso ao mercado e para promover o processo de desenvolvimento sustentado. O Comércio Justo procura criar os meios e oportunidades para melhorar as condições de vida e de trabalho dos produtores, especialmente os pequenos produtores desfavorecidos. A sua missão é a de promover a equidade social, a protecção do ambiente e a segurança económica através do comércio e da promoção de campanhas de consciencialização». O Dia Internacional do Comércio Justo é celebrado no segundo Sábado de Maio.

Mais informações:
* World Fair Trade Day (Site Oficial)
* Alternativa – Associação para a Promoção do Comércio Justo

Etiquetas:

Tempo de Recordação e Reconciliação por aqueles que perderam a vida durante a Segunda Guerra Mundial (8 - 9 de Maio)

Pela sua resolução 59/26, de 22 de Novembro de 2004, a Assembleia Geral da ONU declarou 8 e 9 de Maio um tempo de recordação e reconciliação e convidou os Estados-membros, os órgãos das Nações Unidas, as organizações não-governamentais e os indivíduos a celebrarem anualmente um destes dias ou ambos, de maneira apropriada, a fim de prestarem homenagem a todos os que perderam a vida na Segunda Guerra Mundial.

Etiquetas:

Dia Mundial da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho

As origens do Movimento remontam a 1859, quando Henry Dunant - um cidadão suíço - assistiu à sangrenta Batalha de Solferino. Essa batalha foi travada no norte de Itália, entre o exército imperial austríaco e as forças aliadas de França e da Sardenha e da qual resultaram 40 mil vítimas mortais. Henry Dunant rapidamente reuniu mulheres das aldeias mais próximas para que prestassem auxílio humanitário às vítimas da guerra. Em 1862, Dunant publicou "Recordação de Solferino", onde, além de escrever as suas memórias da batalha, propôs algumas soluções políticas e lançou, desde logo, o repto para a criação de sociedades nacionais de auxílio humanitário e de regras mínimas a serem respeitadas em tempo de guerra. Desde essa altura ficaria traçado o caminho para as futuras Convenções de Genebra. Em Fevereiro de 1863, quatro cidadãos juntaram-se a Dunant para levar a cabo um projecto de constituição do "Comité Internacional de Socorro a Feridos", que, mais tarde, viria a ser designado "Comité Internacional da Cruz Vermelha". Em resposta ao convite do Comité, especialistas de 16 países reuniram-se em Genebra, em Outubro de 1863, para adoptar as 10 Resoluções que formaram a Carta da Cruz Vermelha. Estavam, pois, definidas as funções e os métodos de trabalho para socorro a feridos. A partir desse momento, a Cruz Vermelha tornou-se uma realidade.Foi também adoptado o emblema da Cruz Vermelha. Ao emblema da Cruz Vermelha juntou-se, em 1879, o Crescente Vermelho em fundo branco na sequência da guerra entre a Rússia e a Turquia. (Mais ...)

Etiquetas:

03 maio 2010

Dia Internacional da Liberdade de Imprensa

Em 1993, a Assembleia Geral da ONU proclamou 3 de Maio Dia Internacional da Liberdade de Imprensa (decisão 48/432 de 20 de Dezembro). A iniciativa resultou da aprovação, em 1991, pela Conferência Geral da UNESCO, de uma resolução sobre a promoção da liberdade de imprensa em todo o mundo, resolução essa que reconhecia que uma imprensa livre, pluralista e independente era uma componente essencial de qualquer sociedade democrática. A Conferência Geral transmitiu à Assembleia Geral o desejo dos Estados Membros da UNESCO de que 3 de Maio fosse proclamado Dia Internacional da Liberdade de Imprensa. Esta data comemora a Declaração de Windhoek para Promover uma Imprensa Africana Independente e Pluralista, aprovada a 3 de Maio de 1991 pelo Seminário sobre o mesmo tema, organizado pela UNESCO e pelas Nações Unidas em Windhoek (Namíbia).

Etiquetas:

01 maio 2010

Dia Internacional do Trabalhador

Em Chicago, EUA, 30 mil trabalhadores abandonaram as fábricas no dia 1 de Maio de 1886 e concentraram-se na Haymarket Square, reivindicando uma jornada de trabalho de 8 horas. A repressão policial matou quatro trabalhadores e feriu vários outros. Em homenagem às vítimas, o Congresso Socialista de Paris, em 1889, escolheu a data como o Dia Internacional do Trabalhador.

Etiquetas: