29 abril 2010

A Convenção sobre Armas Químicas entra em vigor na ordem internacional, 1997

Adoptada e aberta à assinatura em Paris, a 13 de Janeiro de 1993, pela Conferência de Desarmamento das Nações Unidas, a Convenção sobre a Proibição do Desenvolvimento, Produção, Armazenagem e Utilização de Armas Químicas e sobre a sua Destruição obriga a destruir as fábricas de produção de armas químicas, bem como a retirar quaisquer armas que tenham sido abandonadas no território de outro Estado-membro. Entrou em vigor na ordem internacional a 29 de Abril de 1997. Portugal assinou-a em 13 de Janeiro de 1993. (Mais …)

Etiquetas:

Santa Catarina de Sena, Doutora da Igreja, nasce em Siena, Itália, 1347

Nascida em Siena, Caterina di Jacopo di Benincasa (25 de Março de 1347 - 29 de Abril de 1380) foi uma das maiores santas de uma era tumultuosa: na Europa, a peste negra e as guerras semeavam o pânico e a morte, a Igreja sofria devido às suas divisões internas e aos antipapas. Lutou arduamente pela restauração da paz política e da harmonia entre os seus concidadãos. Contribuiu para a solução da crise religiosa provocada pelos antipapas, fazendo Gregório XI voltar a Roma. Embora analfabeta, ditava as suas cartas endereçadas aos papas, aos reis e líderes, bem como ao povo humilde. Foi, enfim, uma mulher empenhada social e politicamente e exerceu grande influência religiosa na Igreja do seu tempo. As suas atitudes não deixaram de causar perplexidade nos seus contemporâneos. Adiantou-se séculos aos padrões da sua época, quando a participação da mulher na Igreja era quase nula ou inexistente. Deixou-nos o Diálogo sobre a Divina Providência, uma exposição clara das suas ideias teológicas e da sua mística, o que coloca Santa Catarina de Sena entre os Doutores da Igreja. (Mais ...)

Etiquetas:

28 abril 2010

Tobias Asser nasce em Amesterdão, Holanda, 1838

Advogado pacifista holandês nascido em Amsterdão, Tobias Michael Carel Asser (28 de Abril de 1838 – 29 de Julho de 1913) foi galardoado com o Prémio Nobel da Paz em 1911 como iniciador das Conferências Internacionais de Haia, dividido com Alfred Hermann Fried (1864-1921). (Mais …)

Etiquetas:

25 abril 2010

Dia da Liberdade

À meia-noite e vinte minutos do dia 25 de Abril de 1974, a canção “Grândola Vila Morena“ passa no programa “Limite” da Rádio Renascença, sendo o sinal de confirmação que as operações militares estão em marcha. O regime ditatorial começado em 1926 e instituído em 1933 é derrubado, devolvendo a liberdade ao povo português. Sem grande resistência as forças leais ao governo cederam perante o movimento popular que rapidamente apoiou os militares. O levantamento foi conduzido pelos oficiais intermédios da hierarquia militar (o MFA), na sua maior parte capitães que tinham participado na Guerra Colonial.
Alguns links úteis:
* Associação 25 de Abril;
* Centro de Documentação 25 de Abril - Universidade de Coimbra;
* Fundação Mário Soares

23 abril 2010

Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor

23 de Abril é uma data simbólica para a literatura mundial uma vez que nesse dia em 1616 faleceram Cervantes, Shakespeare e Inca Garcilaso de la Vega. A data coincide também com o nascimento ou morte de outros autores proeminentes como Maurice Druon, Haldor K.Laxness, Vladimir Nabokov, Josep Pla y Manuel Mejía Vallejo. Foi natural que a Conferência Geral da UNESCO, celebrada em Paris em 1995, decidisse render uma homenagem universal aos livros e autores nesta data, encorajando todos, e particularmente os jovens, a descobrir o prazer da leitura e a valorizar os excepcionais contributos daqueles que impulsionaram o progresso social e cultural da humanidade. Com este objectivo, a UNESCO criou o Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor e o Prémio UNESCO de Literatura Infantil e Juvenil em Prol da Tolerância. (Mais ...)

Etiquetas:

22 abril 2010

Dia Mundial da Terra

O Dia da Terra foi criado em 1970 quando o Senador norte-americano Gaylord Nelson convocou o primeiro protesto nacional contra a poluição. Esta iniciativa conduziu à criação da Agência de Protecção Ambiental dos EUA, mas só em 1990 o dia 22 de Abril foi adoptado mundialmente como o Dia da Terra, proporcionando um grande impulso aos esforços de reciclagem a nível mundial e ajudando a preparar o caminho para a Cimeira do Rio, em 1992. (Mais ...)

Etiquetas:

Luís Pérez Aguirre nasce em Montevideu (Uruguai), 1941

Sacerdote jesuíta, promotor e defensor dos direitos humanos uruguaio, e membro do Conselho Consultivo do Serviço Internacional para os Direitos Humanos (Genebra), do Conselho Honorário do Serviço de Paz e Justiça para a América Latina e do Centro de Direitos Humanos das Nações Unidas, na qualidade de perito, nascido em Montevideu, (Uruguai), Luís Pérez Aguirre, "Perico" (22 de Abril de 1941 - 25 de Janeiro de 2001), em 1989 recebeu o Prémio da Paz outorgado pela Pax Christi Internacional “por ter sofrido numerosas vezes a tortura e a prisão pela ditadura militar, devido à sua acção não-violenta a favor da justiça e dos direitos humanos”.

Etiquetas: ,

21 abril 2010

Fredrik Bajer nasce em Vester Egede (Dinamarca), 1837

Pacifista dinamarquês nascido em Vester Egede, próximo de Naestved (Dinamarca), Fredrik Bajer (21 de Abril de 1837 – 22 de Janeiro de 1922) foi galardoado com o Prémio Nobel da Paz em 1908 como Presidente honorário do Secretariado Internacional da Paz, dividido com o pacifista sueco Klas Pontus Arnoldson (1844-1916). (Mais …)

Etiquetas:

20 abril 2010

Semana sem televisão (20 a 26 de Abril)

A Semana Sem Televisão é uma semana internacional que se desenrola em vários países desde há uns anos para cá. Com esta iniciativa, a associação norte-americana TV Turnoff Network e as mais de 70 organizações que a apoiam pretendem combater a teledependência, levando os espectadores a reflectir sobre o ascendente da caixa no seu quotidiano. Fundada em 1994 nos EUA, a organização tenta espicaçar os espectadores e despertar consciências para os malefícios da televisão. A lista é grande e grave: obesidade, o insucesso escolar e o pouco tempo passado em família. A iniciativa começou em 1994 nos EUA mas desde 1999, depois de ter sido publicitada pela revista AdBusters, a semana de abstinência televisiva transformou-se num fenómeno internacional ao nível de outras acções de boicote como o Buy Nothing Day (dia sem compras). Hoje, é uma semana assinalada em todo o mundo, incluindo Portugal, onde é promovida pelo GAIA a partir de 2005. (Mais …)

18 abril 2010

Dia Internacional dos Monumentos e Sítios

O Dia Internacional dos Monumentos e Sítios foi criado a 18 de Abril de 1982 pelo ICOMOS (Conselho Internacional dos Monumentos e Sítios) e posteriormente aprovado pela UNESCO na sua 22ª Sessão da Conferência Geral. Este dia oferece uma oportunidade para sensibilizar o público sobre a diversidade do património cultural e dos esforços que requerem a sua protecção e conservação. Permite igualmente expor a sua vulnerabilidade e necessidade de lhe conceder uma protecção especial. Desta forma, todos os anos é solicitado aos Estados membros da UNESCO que, neste dia, façam a promoção de actividades e de visitas gratuitas a sítios históricos, monumentos e museus. (Mais)

Etiquetas:

11 abril 2010

A Carta Encíclica «Pacem in Terris» é publicada, 1963

Com a sua Carta Encíclica Pacem in Terris, o Papa João XXIII (1881-1963) dirigia a todos os homens e mulheres de boa-vontade uma mensagem de paz e de esperança. Esta mensagem convidava-@s essencialmente a um compromisso concreto e profundo, para que os esforços de todos os homens e mulheres a favor da Paz se tornassem uma realidade cada vez mais viva na consciência de cada um no seio da família humana. A Pacem in Terris enuncia quatro critérios para uma sociedade em paz: verdade, justiça, amor e liberdade. Trata-se de quatro valores tão essenciais que constituem não somente os sinais que nos permitem reconhecer uma sociedade realizada, mas também os «quatro princípios que sustêm o edifício da paz». João XXIII repete frequentemente a ideia de «fundamentos», de «bases da vida em sociedade», de «normas», de «ordem que define a verdadeira paz». Compara-os a quatro «pilares».

Etiquetas:

08 abril 2010

Dia Internacional dos Ciganos

A celebração do Dia Internacional dos Ciganos tornou-se desde os últimos anos uma importante ocasião para o reconhecimento internacional dos Ciganos/Roma, da sua história, língua e cultura. Esta data, à semelhança da bandeira e do hino ciganos, foi oficializada no primeiro Congresso Mundial Roma/Cigano que teve lugar em Londres em 1971, tendo hoje grande difusão no espaço europeu e mundial, sendo formalmente aceite pela grande maioria das Associações e ONG’s das comunidades ciganas. Apesar de ser uma data relativamente desconhecida para a grande maioria das pessoas, hoje é celebrada em diversos países dos cinco continentes como uma chamada de atenção para a discriminação que em muitas ocasiões estas comunidades são alvo. As populações ciganas perfazem, hoje, cerca de 10 milhões de pessoas em todo o mundo. Na Europa constituem a minoria étnica mais importante e numerosa com cerca de 8 milhões de pessoas. Em Portugal estima-se que vivam cerca de 40 mil portugueses de etnia cigana e ainda um número indeterminado de ciganos (Rom) oriundos da Europa Central e de Leste. (Mais ...)

Etiquetas:

Kofi Annan nasce em Kumasi (Gana), 1938

Diplomata do Gana e sétimo secretário-geral da Organização das Nações Unidas (1 de Janeiro de 1997 e 1 de Janeiro de 2007), nascido em Kumasi (Gana), Kofi A. Annan (8 de Abril de 1938) foi laureado com o Prémio Nobel da Paz em 2001 juntamente com as Nações Unidas, pelo seu trabalho por um mundo melhor organizado e mais pacífico. (Mais …)

Etiquetas:

07 abril 2010

Dia Mundial da Saúde

O Dia Mundial da Saúde, celebrado a 7 de Abril para comemorar a fundação da Organização Mundial de Saúde (OMS), brinda uma ocasião para fomentar a tomada de consciência sobre aspectos relevantes da saúde mundial.

Etiquetas:

04 abril 2010

Dia Internacional de Sensibilização para o Perigo das Minas e a Assistência à Acção Antiminas

A 8 de Dezembro de 2005, a Assembleia Geral das Nações Unidas proclamou 4 de Abril Dia Internacional de Sensibilização para o Perigo das Minas e a Assistência à Acção Antiminas (resolução 60/97). Pediu aos Estados que, com a assistência das Nações Unidas e das organizações competentes, prosseguissem a sua acção para incentivar a criação e o desenvolvimento de capacidades nacionais nos países onde as minas e os resíduos de guerra explosivos constituem uma ameaça à segurança, à saúde e à vida das populações civis ou são um obstáculo ao desenvolvimento social e económico, aos níveis nacional e local.

Etiquetas:

02 abril 2010

Nicholas Murray Butler nasce em New Jersey (EUA), 1862

Pedagogo, filósofo e figura política estado-unidense nascido em Elizabeth, New Jersey, presidente da Columbia University (1901-1945) Nicholas Murray Butler (2 de Abril de 1862 – 7 de Dezembro de 1947) foi galardoado com o Prémio Nobel da Paz em 1931 por promover o Pacto Briand-Kellogg, dividido com a socióloga e filósofa americana Jane Addams (1860-1935). (Mais …)

Etiquetas:

01 abril 2010

Wangari Maathai nasce em Nyeri (Quénia), 1940

Activista do meio-ambiente e da política nascida em Nyeri (Quénia), Wangari Muta Maathai (1 de Abril de 1940), pelo "seu contributo para o desenvolvimento sustentável, a democracia e a paz", foi galardoada com o Prémio Nobel da Paz em 2004, tornando-se a primeira mulher africana a receber o prémio. Em meados dos anos 70, esta bióloga criou o Movimento Cinturão Verde, no seu país, com a intenção de promover e proteger a biodiversidade africana, criando empregos, particularmente nas áreas rurais, e promovendo o papel da mulher na sociedade. O movimento também plantou mais de 30 milhões de árvores em África. Pela sua actividade na defesa do meio ambiente, Maathai já foi presa diversas vezes. A professora costuma dizer que "quando se começa a trabalhar seriamente em temas ambientais, a arena passa a ser os direitos humanos, os direitos das mulheres, os direitos ambientalistas, os direitos das crianças, isto é, os direitos de todo o mundo". "Uma vez que se começa a realizar estas associações, já não se pode continuar simplesmente a plantar árvores", acrescenta. (Mais …)

Etiquetas:

O Comité International Nansen para os Refugiados inicia operações em Genebra (Suiça), 1931