29 novembro 2009

Dia Internacional de Solidariedade com o Povo Palestiniano

Em 1977, a Assembleia Geral das Nações Unidas pediu que fosse celebrado todos os anos, a 29 de Novembro (resolução 32/40 B), um Dia Internacional de Solidariedade com o Povo Palestiniano. Com efeito, foi nesse dia que, no ano de 1947, a Assembleia Geral aprovou a resolução sobre a partilha da Palestina [resolução 181 (II)]. Pela resolução 60/37, de 1 de Dezembro de 2005, a Assembleia encorajou os Estados Membros a que continuassem a dar o máximo apoio e publicidade à celebração do Dia de Solidariedade. A Assembleia pediu ao Comité para o Exercício dos Direitos Inalienáveis do Povo Palestiniano e à Divisão dos Direitos dos Palestinianos do Secretariado que continuassem a organizar, como parte da celebração, uma exposição anual sobre os direitos dos Palestinianos ou um evento cultural em cooperação com a Missão Permanente de Observação da Palestina junto das Nações Unidas.

Etiquetas:

CRISTIANISMO: Início do período do Advento (Igrejas Católica e Anglicana)

Começa o período do Advento (tempo de preparação para o Natal), nas Igrejas Católica e Anglicana.

Fonte: Calendário Inter-Religioso «Celebração do Tempo». Paulinas Editora

Etiquetas: ,

26 novembro 2009

Adolfo Pérez Esquivel nasce em Buenos Aires, Argentina, 1931

Arquitecto e escultor argentino, nascido em Buenos Aires, Adolfo Pérez Esquivel (26-11-1931) foi galardoado com o Prémio Nobel da Paz em 1980, pela sua dedicação à defesa dos direitos humanos e por defender os processos não violentos de resolução de conflitos. (Mais …)

Etiquetas:

25 novembro 2009

Dia Internacional para a Eliminação da Violência Contra as Mulheres

Pela resolução 54/134 de 17 de Dezembro de 1999, a Assembleia Geral das Nações Unidas proclamou 25 de Novembro Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres e convidou os governos, as organizações internacionais e as organizações não governamentais a organizar, nessa data, actividades concebidas para sensibilizar a opinião pública para o problema da violência sobre as mulheres. A 25 de Novembro de 1961, três militantes dominicanas, as irmãs Mirabal, foram brutalmente assassinadas por ordem do presidente Rafael Trujillo. Desde 1981, os militantes a favor dos direitos das mulheres assinalaram essa data como dia contra a violência contra as mulheres.
Links utéis:
*UNIFEM ;
*Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género .

Etiquetas:

23 novembro 2009

Karl Hjalmar Branting nasce em Estocolmo, Suécia, 1860

Político pacifista sueco nascido em Estocolmo, Suécia, e «pai» do socialismo na Suécia, Karl Hjalmar Branting (23 de Novembro de 1860 – 24 de Fevereiro de 1925) foi galardoado com o Prémio Nobel da Paz em 1921 por ter sido primeiro-ministro e delegado sueco para o Conselho da Liga das Nações, dividido com o norueguês Christian Lous Lange (1869-1938). (Mais …)

Etiquetas:

FÉ BAHÁ'Í: Início do mês QAWL [Discurso], Ano 166 [Calendário Bahá'í)]

Fonte: Calendário Inter-Religioso «Celebração do Tempo». Paulinas Editora

Etiquetas: ,

22 novembro 2009

Paul Henri d'Estournelles de Constant nasce em La Flèche, Vale do Loire, França, 1852

Aristocrata, diplomata e político pacifista francês nascido em La Flèche, distrito de Sarthe, Vale do Loire (França), Paul Henri Benjamin Balluet, Barão d'Estournelles de Constant de Rebecque (22 de Novembro de 1852 - 15 de Maio de 1924) foi galardoado com o Prémio Nobel da Paz em 1909, como fundador e presidente da delegação parlamentar francesa para a arbitragem internacional e fundador do comité de defesa dos interesses nacionais e conciliação internacional, dividido com Auguste Marie François Beernaert (1829-1912). (Mais …)

Etiquetas:

21 novembro 2009

Dia Mundial da Televisão

Em 1996, a Assembleia Geral das Nações Unidas proclamou 21 de Novembro Dia Mundial da Televisão, comemorando a data em que, nesse mesmo ano, se realizou o Fórum Mundial sobre Televisão, nas Nações Unidas. Os Estados Membros foram convidados a comemorar o Dia, incentivando, a nível mundial, as trocas de programas de televisão sobre questões como a paz, a segurança, o desenvolvimento social e económico, e reforçando o intercâmbio cultural (resolução 51/205 de 17 de Dezembro).

Etiquetas:

20 novembro 2009

Dia Universal da Criança

Em 1954, a Assembleia Geral das Nações Unidas recomendou [resolução 836 (IX)] que todos os países instituíssem o Dia Universal da Criança, para celebrar a fraternidade e compreensão entre as crianças do mundo inteiro e organizar actividades adequadas à promoção do bem-estar de todas as crianças. Propôs que celebrassem o Dia na data e da forma que cada um considerasse mais conveniente. A 20 de Novembro assinala-se o aniversário do dia em que a Assembleia aprovou a Declaração sobre os Direitos da Criança, em 1959, e a Convenção sobre os Direitos da Crianças, em 1989.
Link útil: http://www.betterworldcalendar.com/childrensrightsday.htm

Etiquetas:

Dia da Industrialização da África

No âmbito da segunda Década do Desenvolvimento Industrial de África, a Assembleia Geral das Nações Unidas proclamou 20 de Novembro Dia da Industrialização de África (resolução 44/237, de 22 de Dezembro de 1989). O Dia destina-se a mobilizar a comunidade internacional e levá-la a assumir um compromisso em relação à industrialização de África.

Etiquetas:

19 novembro 2009

Dia Mundial de Recordação das Vítimas de Acidentes Rodoviários

A 26 de Outubro de 2005, a Assembleia Geral das Nações Unidas convidou os Estados-membros e a comunidade internacional a celebrarem no terceiro Domingo de cada ano o Dia Mundial de Recordação das Vítimas de Acidentes Rodoviários, em homenagem às vítimas e suas famílias (resolução 60/5).

Etiquetas:

ISLÃO: Início do mês ZIL-HAJJ, Ano 1430 [Calendário Islâmico (Al Hijra)]

Fonte: Calendário Inter-Religioso «Celebração do Tempo». Paulinas Editora

Etiquetas: ,

18 novembro 2009

JUDAÍSMO: Início do mês KISLEV, Ano 5770 [Calendário Hebraico (desde a criação do Homem)]

Fonte: Calendário Inter-Religioso «Celebração do Tempo». Paulinas Editora

Etiquetas: ,

17 novembro 2009

BUDISMO: Início do mês 10º, Ano 2136 [Calendário Kalachakra (tibetano)]

Fonte: Calendário Inter-Religioso «Celebração do Tempo». Paulinas Editora

Etiquetas: ,

HINDUÍSMO: Início do mês MARGASHIRSHA, Ano 2066 [Calendário Vikram (Gujarat)]

Fonte: Calendário Inter-Religioso «Celebração do Tempo». Paulinas Editora

Etiquetas: ,

16 novembro 2009

Dia Internacional da Tolerância

Em 1996, a Assembleia Geral das Nações Unidas convidou os Estados Membros a celebrarem o Dia Internacional da Tolerância a 16 de Novembro, com actividades dirigidas às escolas e ao público em geral (resolução 51/95 de 12 de Dezembro). Esta decisão surgiu na sequência do Ano Internacional da Tolerância, 1995, proclamado pela Assembleia Geral a 20 de Dezembro de 1993 (resolução 48/126). O Ano foi proclamado por sugestão da Conferência Geral da UNESCO, cujos Estados Membros tinham aprovado, a 16 de Novembro de 1995, a Declaração de Princípios sobre a Tolerância e o Plano de Acção destinado a dar seguimento ao Ano.
Links úteis:
* http://www.betterworldcalendar.com/toleranceday.htm

Etiquetas:

A Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO) é criada em Paris, 1945

A UNESCO, Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (United Nations Educational, Scientific, and Cultural Organization), foi criada em 1945, com a adopção do Acto Constitutivo a 16 de Novembro. O seu principal objectivo é “contribuir para a manutenção da paz e da segurança mundial, promovendo a cooperação entre as Nações, através da Educação, (ligação interna) da Ciência, da Cultura e da Comunicação, a fim de garantir o respeito universal pela justiça, pela lei, pelos Direitos do Homem e pelas liberdades fundamentais da Humanidade, reconhecidas a todos os povos na Carta das Nações Unidas, sem distinção de raça, sexo, idioma, ou religião”. Tem sede em Paris e dispõe de escritórios regionais e nacionais em vários países. Tratando-se de uma agência especializada das Nações Unidas, as suas línguas oficiais são o inglês, o francês, o espanhol, o russo, o árabe e o chinês. (Mais …)

11 novembro 2009

Alfred Fried nasce em Viena, Áustria, 1864

Jornalista pacifista austríaco nascido em Viena, Alfred Hermann Fried (11 de Novembro de 1864 – 5 de Maio de 1921) foi galardoado com o Prémio Nobel da Paz em 1911 como fundador do jornal Die Friedenswarte (1899), uma publicação pacifista, prémio dividido com o holandês Tobias Michael Carel Asser (1838-1913). (Mais …)

Etiquetas:

10 novembro 2009

Dia Mundial da Ciência ao Serviço da Paz e do Desenvolvimento

Decidido pela Conferência geral da UNESCO, na sua 31ª sessão (31C/ Resolução 20), o Dia Mundial da Ciência ao Serviço da Paz e do Desenvolvimento é um acontecimento anual celebrado por todo o mundo para relembrar o compromisso assumido em Budapeste por ocasião da Conferência mundial sobre a ciência, organizada pela UNESCO em cooperação com o ICSU em 1999. O Dia tem por objectivo principal renovar o compromisso nacional e internacional a favor da ciência para a paz e o desnenvolvimento bem como promover a utilização responsável das aquisições da ciência ao serviço da sociedade. O ia tem também por objectivo sensibilizar a opinião pública para a importância da cieência e de colmatar o fosso entre a ciência e a sociedade.

Etiquetas:

09 novembro 2009

Dia Internacional Contra o Fascismo e o Anti-Semitismo

O Dia Internacional Contra o Fascismo e o Anti-Semitismo foi instituído para lembrar a "Noite de Cristal" (9 e 10 de Novembro de 1938), na qual, a pretexto de ter sido cometido um atentado em Paris contra o secretário da secção parisiense, Von Rath, os nazis queimaram sinagogas, prenderam milhares de judeus e espancaram-nos até à morte, depois de lhes saquearem as casas. Neste dia foram enviados para o campo de concentração de Dachau (uma antiga fábrica de armamento próximo de Munique) cerca de 10.000 judeus. Oficialmente, este dia é tido como o começo do holocausto, mas a perseguição a opositores do regime nazi já existia antes disso.

Etiquetas:

06 novembro 2009

Dia Internacional para a Prevenção da Exploração do Ambiente em Tempo de Guerra e Conflito Armado

A 5 de Novembro de 2001, a Assembleia Geral das Nações Unidas declarou 6 de Novembro Dia Internacional para a Prevenção da Exploração do Ambiente em Tempo de Guerra e de Conflito Armado (resolução 56/4). Ao tomar esta medida, considerou que os danos causados ao ambiente em tempo de conflito armado prejudicam os ecossistemas e os recursos naturais, continuando a fazê-lo muito depois de o conflito ter terminado, produzindo um impacte que não se circunscreve aos territórios nacionais e não afectando apenas a actual geração. Lembrou também a Declaração do Milénio das Nações Unidas, que insistiu na necessidade de se desenvolverem esforços para proteger o ambiente comum da humanidade.

Etiquetas:

04 novembro 2009

Joseph Rotblat nasce em Varsóvia, Polónia, 1908

Físico e pacifista polaco nascido em Varsóvia, Polónia, e cidadão britânico (1946), Joseph Rotblat (4 de Novembro de 1908 – 31 de Agosto de 2005), foi galardoado com o Prémio Nobel da Paz em 1995 pelos seus esforços contra o armamento nuclear, dividido com as Pugwash Conferences on Science and World Affairs, uma organização de luta contra as armas nucleares, da qual foi um dos fundadores (1957). (Mais …)

Etiquetas:

FÉ BAHÁ'Í: Início do mês QUDRAT [Poder], Ano 166 [Calendário Bahá'í)]

Fonte: Calendário Inter-Religioso «Celebração do Tempo». Paulinas Editora

Etiquetas: ,

03 novembro 2009

Samuel Ruiz Garcia nasce em Irapuato, México, 1924

Nascido em Irapuato, México, Samuel Ruiz Garcia (3 de Novembro de 1924) foi bispo de San Cristóbal de Las Casas (Estado de Chiapas, México) entre 1959 e 1999, uma diocese caracterizada pela extrema pobreza e uma população de maioria nativa (cerca de 44 mil refugiados indígenas receberam assistência da diocese durante mais de 10 anos). Samuel Ruiz serviu de mediador no conflito da Guatemala e incentivou a criação do sistema universitário de mediação, o CONAI. Em 1993, Adolfo Pérez Esquivel, Prémio Nobel da Paz em 1980, indicou o seu nome como candidato ao Prémio Nobel de 1994, ano em que Ruiz assumiu a mediação do conflito entre o Exército Zapatista de Libertação Nacional de Chiapas e o Governo Federal. Em 1995 o seu nome foi indicado pela segunda vez como candidato ao Prémio Nobel da Paz. Foi distinguido com o Prémio Pacem in Terris em 1996 e em 2000 com o Prémio Simón Bolívar da UNESCO pelo seu especial compromisso pessoal e o seu papel enquanto mediador, contribuindo assim para a paz e o respeito da dignidade das minorias. Actualmente reside na cidade de Santiago de Querétaro, no México. (Mais …)

Etiquetas:

Martinho de Porres morre em Lima, Peru, 1639

Religioso e santo peruano, nascido em Lima, Peru, Martinho de Porres (9 de Dezembro de 1579 – 3 de Novembro de 1639) era filho ilegítimo de João de Porres, nobre espanhol pertencente à Ordem de Alcântara e de Ana Velásquez, negra alforriada. Aprendeu desde muito jovem o ofício de barbeiro e enfermeiro. Quando entrou na Ordem dos Pregadores (Dominicanos), dedicou-se de modo singular à enfermagem em favor dos pobres. Morreu em 1639. Martinho foi beatificado em 1837 pelo Papa Gregório XVI e canonizado pelo Papa João XXIII em 1962. O padre negro dos milagres, como era chamado pelo povo pobre, deixou a sua marca e semente, além da vida inteira dedicada aos desamparados. Com as esmolas recebidas fundou em Lima um colégio só para o ensino das crianças pobres, o primeiro do Novo Mundo. Em 1966, Paulo VI proclamou-o padroeiro dos barbeiros. Mas, os devotos também invocam a sua intercessão nas causas que envolvem justiça social. (Mais ...)

Etiquetas:

01 novembro 2009

O Tratado de Maastricht entra em vigor, 1993

O Tratado da União Europeia (TUE), assinado em Maastricht em 7 de Fevereiro de 1992, entrou em vigor em 1 de Novembro de 1993 e resultou de factores externos e internos. No plano externo, o colapso do comunismo na Europa de Leste e a perspectiva da reunificação alemã conduziram a um compromisso no sentido de reforçar a posição internacional da Comunidade. No plano interno, os Estados-Membros desejavam aprofundar, através de outras reformas, os progressos alcançados com o Acto Único Europeu. O TUE constituiu uma nova etapa na integração europeia, dado ter permitido o lançamento da integração política. Este Tratado criou uma União Europeia assente em três pilares: as Comunidades Europeias, a Política Externa e de Segurança Comum (PESC) e a cooperação policial e judiciária em matéria penal (JAI). Instituiu igualmente a cidadania europeia, reforçou os poderes do Parlamento Europeu e criou a União Económica e Monetária (UEM). Além disso, a CEE passou a constituir a Comunidade Europeia (CE). (Mais …)

Philip Noel-Baker nasce em Londres, Inglaterra, 1889

Estadista e pacifista britânico, defensor do desarmamento, nascido em Londres, Inglaterra, Philip John Noel-Baker (1 de Novembro de 1889 – 8 de Outubro de 1982) foi galardoado com o Prémio Nobel da Paz em 1959 pelo empenho de toda uma vida dedicada à busca da paz e cooperação internacional. (Mais …)

Etiquetas:

Carlos Saavedra Lamas nasce em Buenos Aires, Argentina, 1878

Jurista, diplomata, político e escritor argentino, nascido em Buenos Aires, Argentina, Carlos Saavedra Lamas (1de Novembro de 1878 – 5 de Maio de1959), foi galardoado com o Prémio Nobel da Paz em 1936 como Presidente da Liga das Nações e em reconhecimento pelos seus esforços como mediador no conflito entre a Bolívia e o Paraguai. (Mais …)

Etiquetas: